top of page
Buscar

Área Continental e suas vilas: Emma, Iolanda, Mathias e Nova São Vicente

Conglomerado de núcleos próximos, eles guardam marcas e tradições

Bastante calma. Essa é a característica dessas quatro comunidades da Área Continental. É a típica atmosfera de interior: crianças brincam nas ruas, pessoas conversam nas calçadas... É o aspecto da tranquilidade. Mas, e como surgiram essas quatro localidades?


Vila Ema... ou Vila Emma?


Este foi o segundo loteamento na Área Continental, que se iniciou no final da década de 50. Desde então, fica uma dúvida no ar: é Vila Ema ou Vila Emma? Sim, a confusão é tamanha que os moradores ainda não sabem a escrita correta.

Imagens em carrossel que dão um panorama do bairro - Fotos: Nícolas Pedrosa, Heitor Pedrosa e Ana Clara Pedrosa


Para entender é preciso voltar há algumas décadas, mais precisamente em 1952, quando Vitório Viquetti, um paulista que era dono de alguns alqueires de terra, organizou um loteamento. Fez a divisão dos terrenos e das ruas e, em homenagem à sua mulher, que se chama Emma Viquetti, batizou o lugar como “Vila Emma”. Sim, com duas letras ‘M’ - está grafado nos registros da Prefeitura de São Vicente.


E essa Iolanda aqui, é de quem?


No início da década de 50 havia outros loteamentos que foram criados nas proximidades da Vila Emma, sendo um desses a Vila Iolanda. Ele se deu após o aumento expressivo do número de casas no Samaritá, graças à estação ferroviária.

Imagens em carrossel do loteamento Vila Iolanda - Fotos: Nícolas Pedrosa e Ana Clara Pedrosa

Segundo os moradores do local, o nome desse núcleo vem da família que cuidava do lote: a Família Iolanda. Esse loteamento nunca havia sido apresentado à Prefeitura e, por isso, não foi aprovado como bairro, mas, sim, integrado à Vila Emma, que é bairro.


Vila Nova São Vicente Mathias... Não queremos Mathias!


Oficialmente integradas, as vilas Nova São Vicente e Mathias não são, na prática, juntas. Na verdade, é melhor nem dizer isso perto dos moradores. Mas, por quê?

Imagens em carrossel que mostram como são os dois locais - Fotos: Nícolas Pedrosa, Ana Clara Pedrosa e Heitor Pedrosa


O impasse é causado porque a Vila Nova São Vicente é, segundo os registros, um loteamento mais novo que a “outra vila” e foi apresentado pela Samaritá Empreendimentos Imobiliários, sendo aprovado pela Administração Municipal em 1984. Além disso, é mais organizada e recebe maior atenção da Prefeitura, segundo moradores.


Já a Vila Mathias foi ocupada anos antes e pertence a outros donos, além de ter sido invadida por centenas de pessoas, não havendo reconhecimento por parte do poder público municipal. Hoje, várias ruas são asfaltadas e há maior atenção, mas, mesmo assim, as duas localidades, que são quase irmãs pela proximidade, não se gostam.


Por: Nícolas Pedrosa

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Quer ficar por dentro das notícias do blog?

Inscreva-se

Obrigado!

  • Instagram

©2021 por Correio Continental. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page